Pular para o conteúdo

5 capitais brasileiras devem ser as próximas com 5G

Neste artigo você confere quais a serão as capitais brasleiras escolhidas para receberem a tecnologia 5G e como essa tecnologia afetará nosso cotidiano.

  • por
  • 6 min read

A evolução do 5G está chegando em todo mundo, principalmente nos países mais desenvolvidos. Entretanto, outras nações já vem implementando a novidade e no Brasil não é diferente. Embora ainda seja um processo lento, aos poucos a conexão 5G vem se expandindo e agora cinco novas capitais vão receber o sinal. A transição para essa frequência não é das mais simples, pois exige toda uma nova instalação de torres para o 5G.

Além disso, é preciso que tudo seja feito de uma forma que evite uma interferência em outros sinais. Mas, ela vai engatinhando e começando a ganhar espaço e sem dúvidas vai ser o sinal predominante no futuro. Mas, antes de partimos para as cidades que vão receber as novas instalações, você já sabe o que é o 5G? Como ele funciona? Ou mesmo como ele pode melhorar a sua vida? Então, vamos dar uma olhada também no panorama geral.

O que é e como funciona a tecnologia 5G

A tecnologia 5G nada mais é do que a quinta geração de internet móvel. Ela conta com um maior alcance e velocidade, sendo considerada uma grande revolução para o setor. A nova rede 5G que vai chegar ao Brasil, vai permitir a interconexão de equipamentos e dispositivos.  Assim, o 5G vai abrindo as portas para o acesso a produtos inovadores e utilidades domésticas, estabelecendo a chamada Internet das Coisas (IoT).

Dessa forma, com essa novidade você vai poder fazer a interconexão entre diversos outros equipamentos na sua casa ou no seu escritório, tornando tudo mais prático e inteligente. Além disso, ter um aparelho com 5G vai permitir aos usuários ter tempo para o processamento de downloads e uploads muito menor.

E não para por aí, pois o 5G também proporciona uma maior velocidade na transferência de dados por segundo além de uma uma super economia de até 90% no consumo de bateria ou energia dos aparelhos. Todos esses benefícios vão ser agregados graças à rapidez e eficiência dessa tecnologia na hora de realizar o processamento das informações, o que é realizado de forma muito mais rápida e ágil.

As próximas cidades a receber o 5G

Atualmente, apenas 5 cidades no país contam com o sinal 5G em funcionamento, são elas Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Essa última inclusive está na lista atual que vai seguir recebendo a tecnologia, pois, devido ao seu tamanho e toda a Grande São Paulo (região metropolitana da cidade) o processo para finalização é ainda maior.

Então, para se juntar à lista de cidades que já tem o 5G e expandir o sinal ainda mais pelo Brasil, agora é a vez do Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Salvador (BA), Goiânia (GO) e a própria São Paulo (SP). O anúncio foi feito pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em Julho de 2022, entretanto ainda não existe uma data definida para essa chegada.

O processo de instalação

No Brasil, a Siga Antenado (entidade criada por Claro, TIM e Vivo) venceu o leilão do 5G no país, sendo a responsável pela instalação das novas torres de comunicação e ativação do 5G. Além claro, dos filtros que bloqueiam possíveis interferências com outras faixas de frequência. Além disso, ela também é responsável por começar a distribuição dos kits de recepção do novo sinal nas TVs parabólicas para a população de baixa renda, que tem assegurado o direito de acessar o serviço.

Por fim, ao término da instalação das antenas, torres e filtros, as o grupo criado pelas operadoras emite um comunicado a o Gipsi, grupo criado pela Anatel responsável por todo monitoramento e certificação do 5G no Brasil. Em seguida, são realizados testes e, se não for encontrado nenhum problema, então o sinal é liberado.

Prazos

De acordo com o edital do leilão do 5G, que foi realizado em novembro de 2021, todas as capitais do Brasil devem ter a tecnologia em funcionamento até o final de setembro de 2022. Anteriormente, o prazo era até o final de julho, mas, graças às dificuldades de logística para importação e montagem dos equipamentos, esse período teve um aumento de 60 dias.

Mas ainda não existe a certeza de que esse prazo vai ser cumprido. Por isso, o presidente do Gaispi, Moisés Moreira,  não eliminou a possibilidade de acontecer a extensão do prazo por mais 60 dias. Principalmente se a empresa responsável pela instalação encontrar dificuldades em alguma das cidades. Contudo, é esperado que uma nova extensão não seja necessária.

Pode demorar um pouco, mas o 5G vai dominar o Brasil e o mundo

Como não poderia ser diferente, a tecnologia 5G já está bem mais estabelecida na Europa, Estados Unidos e alguns países de primeiro mundo, como Japão, Canadá e Austrália. Em seguida, agora ela está emergindo para os países em desenvolvimento, inclusive o Brasil. Logo, esse processo realmente vai acabar demandando tempo para que a própria população seja atualizada.

Afinal, além de ser um país gigante, a falta de estrutura e também as dificuldades de acesso à informação e a dificuldade para que as pessoas de baixa renda tenham acesso ao 5G, vão fazer com que o processo leve anos para atingir toda população ou boa parte dela. Atualmente, a maioria dos brasileiros certamente não contam com aparelhos celulares que tenham acesso ao 5G.

Empresas como Xiaomi e Samsung, que são as mais populares em vendas de aparelhos para classes médias e baixas, só agora estão implementando o recurso em quase todos seus aparelhos que são vendidos por aqui. Pois, até 2021 pouco aparelhos tinham essa opção, sendo visto até como algo “desnecessário” por muitos naquele momento. Agora, é esperar que essa evolução chegue, mesmo que em passos lentos e seja acessível para todos. Tornando as conexões ainda melhores e facilitando ainda mais a vida daqueles que vivem conectados.