Pular para o conteúdo

Descoberto cristal dentro de meteorito caído na Terra

Foi encontrado no Canyon Diablo, dentro de um meteorito caído na Terra há milhares de anos, um cristal. Esta otícia supreendente você confere aqui.

  • por
  • 6 min read

Os Asteroides são bem menores que os planetas, possuem conteúdo metálico e orbitam Sol, eventualmente eles podem entrar em choque com algum planeta, como foi o caso do Asteroide de 18 metros que pesava 12.125 toneladas que no dia 15 de fevereiro de 2013 chocou-se com a o nosso planeta terra e explodiu a 23,3 quilômetros acima da cidade de Chelyabinsk na Rússia. Já o um meteoro é uma rocha espacial entrou em contato com a atmosfera da Terra. Basicamente, é um pequeno corpo de rocha ou metal que costumava viajar no espaço, mas que foi atraído pela gravidade da Terra.

O contato com a atmosfera faz com que ela aqueça e brilhe, às vezes tornando-a visível enquanto atravessa o céu. Meteoritos se formam na desintegração do meteoro. E já entendemos que os Asteróides são rochas espaciais maiores que os meteoros. Outro caso muito famoso por ter gerado a Cratera do Meteoro no Arizona, nos Estados Unidos que também é conhecido como Canyon Diablo. Essa cratera foi descoberta em 1891 e estima-se que o meteoro que a formou caiu na terra há 50 mil anos.

O Meteoro formou uma cratera que tem 1.200 metros de diâmetro e cerca de 180 metros de profundidade. Além disso, a área está preparada para receber turistas, com trilhas ao longo das bordas da cratera e até um centro de imagens em que você pode assistir um filme que demonstra o impacto ocorrido, simulando o som estrondoso e a explosão do meteoro, tudo isso em 3D. Interessante, não é?

O que acontece quando um asteroide ou meteoro se choca com a terra?

Primeiramente, quando um Asteroide ou meteoro se choca com algum planeta ou está viajando em alta velocidade, ele pode se desintegrar e soltar “pedaços”, a esse pedaços damos o nome de meteorito. No caso do asteroide que explodiu a 23,3 quilômetros acima da cidade de Chelyabinsk na Rússia, gerou a partir dessa explosão uma enorme nuvem de poeira que ficou pairando na atmosfera por mais de quatro dias.

Essa nuvem de poeira é até hoje objeto de estudos por muitos cientistas. Enfim, a explosão que gerou meteoritos foi tão grande que estimou-se acontecer com uma força 30 vezes maior que a bomba atômica de Hiroshima. Por isso, o som da explosão quebrou vidros, mexeu na estrutura dos edifícios e chegou a ferir mais de mil pessoas.

Normalmente, os meteoros produzem uma pequena quantidade de poeira à medida que queimam. Porém, os minúsculos grãos são perdidos para os cientistas porque são pequenos demais para serem capturados, espalhados pelo vento, caem na água ou são contaminados pelo ambiente. 

Canyon Diablo

No caso do meteoro que caiu há 50 mil anos formando o que hoje conhecemos como Canyon Diablo, cientistas estudam os pequenos meteoritos que se formaram com o impacto do asteroide. São realizados exames cristalográficos e espectroscópicos para investigar atomicamente os detritos do meteorito.

Em uma dessas pesquisas, foi descoberto dentro de um meteorito um cristal que recebeu o nome de lonsdaleita que possui uma estrutura cristalina hexagonal. Esse tipo de estrutura é formada a partir de altas pressões e temperaturas. Além disso, os cientistas também estão estudando partículas que se formaram a partir da poeira do asteroide de 18 metros que chocou-se com a terra no dia em fevereiro de 2013 próximo da cidade de Chelyabinsk na Rússia.

Nesse segundo caso, os cientistas encontraram formas incomuns de cristais: conchas quase esféricas ou “quase esféricas” e hastes hexagonais. Foram feitas também algumas análise adicionais e perceberam que os cristais eram feitos de camadas de grafite ( o mesmo que usamos para produzir o lápis) em torno de um nanoglomerado central no coração do cristal.

Conheça outros famosos meteoros que caíram na terra

Não se assuste, mas acontece mais do que imaginamos de meteoros e meteoritos caírem na terra! Os cientistas estudam muito desses fragmentos de rocha para descobrirem coisas sobre o nosso sistema solar. Muito recentemente aconteceu a queda de um meteorito, algo não tão incomum, mas que sempre chama atenção.

Recentemente, em fevereiro de 2021 várias pessoas moradoras do Reino Unido viram uma bola de fogo brilhante cruzando o céu, era  o meteorito Winchcombe. Ele foi encontrado por uma família Wilcock na garagem cercada por pólvora negra. Na verdade, quando um meteoro cai em terra, a velocidade e o contato com a atmosfera o fazem desintegrar, então o que caiu na garagem da família Wilcock foi um dos vários pedaços desintegrados do meteorito.

O famoso Allende

Outro meteoro muito famoso é o Allende que se encontrou com a terra em 8 de fevereiro de 1969, enquanto a NASA se preparava para o lançamento o Apollo 9, caiu na terra uma chuva de rochas escuras perto da cidade de Pueblito de Allende no méxico. Ele ficou famoso pois seus pedaços chegavam a ser do tamanho de um carro e ficaram espalhados por uma área de 150 km2 

Foi visto uma bola de fogo se aproximando da região sul-sudoeste e quanto mais se aproximava mais uma a luz se tornava brilhante. Até que escutou-se uma forte rajada de ar e Milhares de pedras meteoriticas individuais caíram sobre a região. No outro dia várias pessoas saíram para procurar os pedaços caídos.

O Allende é conhecido por ser o “meteorito mais bem estudado da história”. Ele contém diamantes microscópicos com assinaturas isotópicas incomuns que apontam para uma origem extra-solar. Esses grãos interestelares são mais antigos que o Sistema Solar e podem ter sido produzidos por uma estrela supernova próxima. 

Estude mais e entenda tudo sobre o sistema solar e seus mistérios

Enfim, gostou desse artigo? Entendeu as principais diferenças entre asteroide, meteoro e meteorito? E você, seria corajoso pra sair por aí e encontrar essas pequenas rochas que vieram do espaço? Ou você tem vontade de estudar mais sobre o sistema solar e descobrir os mistérios e maravilhas do espaço? Sempre é possível se informar e saber mais e mais.