Pular para o conteúdo

Identidade Digital: Unificação dos universos real e virtual

Neste texto abordaremos a forma como a identidade digital e as ramificações desta tecnologia tem marcado o nosso cotidiano e feito cada vez mais parte dele.

  • por
  • 6 min read

As tecnologias vem crescendo de forma absurda desde as últimas décadas. Estando presente em praticamente todos os aspectos da vida humana, inclusive agora, nesse momento enquanto você esta lendo isso por seu computador ou celular. Cada vez mais as pessoas tem passado mais tempo e estado mais ligadas ao mundo virtual, ganhando cada vez mais uma identidade digital.

Além disso, depois da crise mundial com a pandemia da Covid-19, ficou ainda mais claro a dependência e a eficiência do mundo virtual para a sociedade. Porém, na contramão, um outro problema ficou ainda mais escancarado, a segurança para a identificação digital. Por mais que a maioria das coisas ofereçam uma certa segurança, ficou claro, que o processo de identificação ainda pode evoluir bastante.

Por isso, a Identidade Digital (ID Digital) vem se tornando uma ideia com cada vez mais espaço, um busca para fazer com que as pessoas possam ter um reconhecimento único em todas as plataformas, sem que precisem enfrentar tanta burocracia para provar que são, quem realmente estão dizendo de forma segura. Isso passa por uma melhoria dos sistemas atuais de verificação e segurança, somados ao avanço da tecnologia.

A segurança atual

Atualmente, as pessoas usam aplicativos financeiros a todo momento, sejam de bancos, criptomoedas, contas digitais, entre outros. E todos eles te oferecem um bom nível de segurança, que obtido por meio de senha, digital ou reconhecimento facial. Entretanto, essas fontes de proteção são muitas vezes burladas com uma certa facilidade. Lógico, que em alguns casos a falta de conhecimento dos usuários pode facilitar para golpistas, entretanto, a ID Digital também iria ajudar que isso não acontecesse.

Outras ferramentas que estão relacionadas a nossa segurança digital, como senhas e e-mails também podem ser facilmente quebrados e invadidos, o que acaba gerando danos em uma espécie de efeito dominó. Pois, com uma senha de email, você consegue invadir uma conta pessoal, com uma conta pessoal você consegue dados e assim segue os danos.

Então, a ID Digital não iria apenas facilitar todo processo de reconhecimento, evitando aquela chuva de fotos de documentos físicos, selfies com documentos, números de telefone, endereços, etc. Ela também iria bloquear que invasores conseguissem acessar seus dados e suas contas, uma vez que não teriam o reconhecimento necessário. Fazendo com que o bom sistema de segurança atual, passasse por um upgrade e esses casos de golpes e hackers, caíssem ainda mais.

A ID Digital: Unificando o universo real e digital

Como dissemos anteriormente, é um fato de que precisamos nos identificar diversas vezes para atividades básicas do nosso dia a dia. Toda vez que você precise logar no celular, computador, fazer uma transferência bancária, fazer compras online ou mesmo usar um aplicativo privado, cada uma dessas ações exige um processo de identificação.

E acredite se quiser, mesmo com tudo isso, a cada dois segundos uma pessoa é vítima de fraude em nosso país. Ou seja, apesar de todo tempo gasto e processos repetitivos de segurança, a conta não fecha ao final. Por isso, a Identidade Digital busca quebrar a barreira entre o mundo físico e o digital. Facilitando toda vida das pessoas e diminuindo o número de fraudes, reconhecendo de verdade se uma pessoa é ou não quem diz ser.

Essa é uma provável solução e que deve ganhar espaço nos próximos anos, com a chegada da Web 3.0. Além do mais, o investimento no setor deve passar por um crescimento exponencial nos próximos anos, com o investimento atual no setor de 23,3 bilhões de dólares, subindo para algo em torno dos 50 bilhões de dólares, de acordo com a Research and Markets.

Nesse universo que está sendo chamado de “figital” (união de físico+digital), é imprescindível construir uma rede que atenda a todos os critérios de segurança. Ao mesmo tempo em que as pessoas e empresas passem por um processo bem menos burocrático para identificação. Ou seja, uma soma perfeita daquilo que se espera de um universo virtual, velocidade e segurança.

Benefícios da Identidade Digital

A ID Digital vai trazer uma enormidade de benefícios para todas as pessoas e empresas. Afinal, um dos princípios básicos que todos buscam na internet é a segurança. Conseguir chegar ao patamar de ter uma Identidade Digital confiável, vai permitir que os problemas com fraudes de identidade caíam drasticamente, reduzindo danos aos governos e a sociedade. Mas, além da segurança, outros benefícios também merecem destaque. Por exemplo:

Inclusão e oportunidades: A ID Digital tem a capacidade de ajudar os países a acelerar o desenvolvimento inclusivo, tornando a prestação de serviços cada vez melhor, elevando os níveis de inclusão financeira, diminuindo as desigualdades social e expandindo o acesso a serviços básicos, como saúde e seguridade social.

Eficiência econômica: Um relatório da McKinsey feito em sete países (com o Brasil incluso) mostrou que aderir ao processo de identidades digitais poderia gerar um crescimento de 13% no PIB até 2030. Além disso, pode gerar um economia de 110 bilhões de horas de serviços aos governos. Ao mesmo tempo, as empresas poderiam aumentar sua eficácia, diminuindo os custos, combatendo as fraudes de forma eficiente e economizando até 1,6 trilhão de dólares ao fazer uso da identidade digital.

Facilita a vida das pessoas: A vida online de hoje em dia ainda exige uma enormidade de senhas, cartões, verificações, chaves e documentos. Assim, além de tornar tudo mais simples para os usuários, a identidade digital única também deixaria a segurança de seus acessos e interações muito melhor. Afinal, iria ter tudo incluindo, como transações bancárias, compras online, autenticação de documentos e muitos outros. Dessa forma, reduzindo o perigo de perder de dinheiro em golpes e até mesmo de estragar sua reputação.

Ainda há um pequeno caminho a ser percorrido

O processo de evolução digital não para nunca. Assim, é de se esperar que mais cedo ou mais tarde, em um futuro não muito distante a identidade digital chegue de forma totalmente funcional e tragar todos os benefícios que são esperados. Fazer a unificação do processo entre a vida real e virtual, já vem acontecendo aos poucos, com as redes sociais e cada vez mais atividades feitas por meio de um computador ou celular. Por isso, não é surpresa que esse avanço esteja a caminho e que como todos os outros, ele seja bem-vindo e traga melhorias para todos.